Momento de gentileza entre os concorrentes do ‘Survivor’ leva o apresentador Jeff Probst às lágrimas

Um momento emocionante compartilhado entre dois concorrentes no último episódio de “Survivor” transcendeu a competição notoriamente acirrada e levou o apresentador Jeff Probst às lágrimas.

No episódio de quarta-feira , uma competição desafiadora de imunidade entre tribos deixou a competidora Eva, que tem autismo, se sentindo pressionada. Depois de terminar sua tarefa e ganhar sua imunidade tribal, poupando-os de ter que ir ao Conselho Tribal e votar para eliminar um dos seus, os membros de sua equipe ficaram em êxtase e começaram a comemorar. Em meio à alegria, ficou evidente que Eva estava lutando, aparentemente desencadeada por uma combinação de fatores, e ela começou a ter o que mais tarde descreveu como “um episódio”.

Ela sabia que isso poderia acontecer.

Eva já havia confidenciado ao seu então companheiro de equipe Joe, que estava com um grupo diferente durante a competição mencionada, que ela tinha autismo e possivelmente precisaria do apoio dele em algum momento do jogo e não conseguiria expressar sua necessidade.

Durante os “episódios”, ela explicou a ele na época, ela frequentemente precisa de ajuda para se estabilizar depois de ser superestimulada.

“Uma coisa que você deve observar é que se você perceber que eu começo a mexer nas mãos ou a me apertar, parece que não estou sendo eu mesma”, ela explicou a ele.

Ele perguntou como poderia ajudá-la durante esses momentos, e ela disse que apertar as mãos dela frequentemente ajuda, assim como uma linguagem positiva e fundamentada. Joe disse que estava “honrado” por ela ter confiado a ele essas informações e prometeu que apareceria por ela.

No episódio de quarta-feira, ele cumpriu sua promessa.

Em meio à comemoração, Eva começou a se espremer, e Joe pareceu tomar nota. Ele olhou brevemente ao redor, quase silenciosamente pedindo permissão para ajudá-la, já que as equipes geralmente são mantidas separadas após os desafios. Percebendo isso, o anfitrião Jeff Probst perguntou a Joe se ele queria dar um abraço em Eva, e Joe imediatamente aproveitou a oportunidade.

Ele caminhou apressadamente até Eva, que respirava rapidamente, e antes de se abraçarem, ela assentiu em agradecimento.

“Respire fundo, lembra?” ele sussurrou para ela.

Depois de algumas respirações, ela perguntou se ele poderia apertar suas mãos, e ele atendeu.

“Obrigada, obrigada”, ela disse, enquanto sua respiração se estabilizava.

“Você está em um lugar seguro”, ele disse, sorrindo para ela.

O Autismo afeta cada individuo de formas diferentes. No caso de Eva, ela contou a Probst e a todo o grupo mais tarde, ela foi diagnosticada muito jovem e seus pais foram informados de que ela nunca viveria de forma independente ou teria um emprego.

“Meus pais não desistiram de mim”, ela disse. “Eu nunca vi meu autismo como um obstáculo para o sucesso. Não é algo para se contornar, é apenas parte de quem eu sou. Não há nada de ruim nisso.”

Ela pediu aos seus colegas competidores que assistissem ao momento fora do jogo porque “nem todos com autismo deveriam ter vergonha de pedir ajuda ou de recebê-la”.

Em termos de jogabilidade, o momento coloca Joe e Eva em uma posição vulnerável, já que seu vínculo próximo — com Joe sendo a primeira e até este episódio a única pessoa a saber sobre seu autismo — foi revelado a todos os outros.

Joe disse a Probst que não se importava porque sabia que seus filhos estavam assistindo e que ele seria “o homem que eu quero que eles fossem, a pessoa que eu quero que eles sejam, independentemente deste jogo”.

“Eu gostaria que alguém tratasse minha filha desse jeito se estivesse jogando esse jogo”, disse ele.

Probst se conectou a esse sentimento mais tarde, engasgando ao agradecer a Eva por compartilhar sua história.

“Eu também sou pai”, ele disse, chorando enquanto tentava compartilhar um pensamento. “Uau, isso nunca aconteceu.”

“Eu também vejo isso”, disse ele, referindo-se ao momento ser maior que o jogo, “e é por isso que eu amo ‘Survivor’”.

Falando à Entertainment Weekly sobre o momento, Probst o chamou de “uma das mais intensas e belas demonstrações de ‘te peguei’ que já vi”.

Ele acrescentou que sua rara demonstração de emoção veio de um lugar muito pessoal.

“Minhas lágrimas vieram daquela mistura avassaladora de emoções que todo pai conhece — medo, alegria, preocupação, esperança — todas emaranhadas de uma vez”, ele disse. “Este é um daqueles momentos de Survivor que nunca esquecerei.”

Matéria Original: https://edition.cnn.com/2025/03/27/entertainment/survivor-joe-eva-autism-jeff-probst/index.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *